1. Desde toda a eternidade, Deus mesmo decretou todas as coisas que iriam acontecer no tempo; e isto Ele fez segundo o conselho da sua própria vontade, muita sábia e muito santa.1 Fê-lo, porém, de um modo em que Deus em nenhum sentido é o autor do pecado,2 nem se torna co-responsável pelo pecado, nem faz violência à vontade de suas criaturas, nem impede a livre ação das causas secundárias ou contingentes. Pelo contrário, estas causas secundárias são confirmadas;3 e em tudo isso aparece a sabedoria de Deus em dispor de todas as coisas, e o seu poder e fidelidade em fazer cumprir seu decreto.4
1 Isaías 46:10; Efésios 1:11; Hebreus 6:17; Romanos 9:15,18.
2 Tiago 1:13; I João 1:5.
3 Atos 4:27-28; João 19:11.
4 Números 23:19; Efésios 1:3-5.
2. Embora Deus saiba tudo quanto pode ou poderá acontecer,5 em todas as condições possíveis, Ele nada decretou por causa do seu conhecimento prévio do futuro ou daquilo que viria a acontecer em determinada situação.6
5 Atos 15:18.
6 Romanos 9:11,13,16,18.
3. Pelo decreto, e para manifestação da glória de Deus, alguns homens e alguns anjos são predestinados (ou preordenados) para a vida eterna através de Jesus Cristo,7 para louvor da sua graça gloriosa.8 Os demais são deixados em seu pecado, agindo para sua própria e justa condenação; e isto para louvor da justiça gloriosa de Deus.9
7 I Timóteo 5:21; Mateus 25:34.
8 Efésios 1:5-6.
9 Romanos 9:22-23; Judas 4.
4. Os anjos e homens predestinados (ou preordenados) estão designados de forma particular e imutável, e o seu número é tão certo e definido que não pode ser aumentado ou diminuído.10
10 II Timóteo 2:19; João 13:18.
5. Dentre a humanidade, aqueles que são predestinados para a vida, Deus os escolheu em Cristo para glória eterna; e isto de acordo com o seu propósito eterno e imutável, pelo conselho secreto e pelo beneplácito da sua vontade, antes da fundação do mundo, apenas por sua livre graça e amor,11 nada havendo em suas criaturas que servisse como causa ou condição para essa escolha.12
11 Efésios 1:4,9,11; Romanos 8:30; II Timóteo 1:9; I Tessalonicenses 5:9.
12 Romanos 9:13,16; Efésios 2:5,12.
6. Deus não apenas designou os eleitos para glória, de acordo com o propósito eterno e espontâneo da sua vontade, mas também preordenou todos os meios pelos quais o seu propósito será efetivado.13 Por isso os eleitos, achando-se caídos em Adão, são redimidos em Cristo14 e chamados eficazmente para a fé nEle, pela ação do Espírito Santo, e no seu devido tempo; e são justificados, adotados, santificados15 e guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para salvação.16
Ninguém mais é redimido por Cristo, chamado eficazmente, justificado, adotado, santificado e salvo, senão unicamente os eleitos.17
13 I Pedro 1:2; II Tessalonicenses 2:13.
14 I Tessalonicenses 5:9-10.
15 Romanos 8:30; II Tessalonicenses 2:13.
16 I Pedro 1:5.
17 João 10:26; João 17:9; João 6:64.
7. Este alto mistério da predestinação deve ser tratado com especial prudência e cuidado, para que os homens, atentando para a vontade de Deus revelada em sua Palavra, e prestando-lhe obediência, possam assegurar-se de sua eleição eterna,18 pela comprovação de sua chamada eficaz. Será desse modo que a doutrina da predestinação promoverá louvor,19 reverência e admiração a Deus, bem como humildade,20 diligência e consolação abundante para todos os que obedecem sinceramente ao evangelho.21
18 I Tessalonicenses 1:4-5; II Pedro 1:10.
19 Efésios 1:6; Romanos 11:33.
20 Romanos 11:5-6,20.
21 Lucas 10:20.
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